<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 08, 2007

Notícia d'O Aveiro:




ed. 798
07 de Junho de 2007






















Socialistas querem discutir “proposta abrangente” para apresentar ao Governo

PS propõe reunião para ‘segurar’ urgências


O Partido Socialista (PS) de Estarreja propõe uma reunião entre os partidos políticos representados na Assembleia Municipal, o executivo camarário, representantes da Comissão de Utentes do Hospital Visconde Salreu (HVS), da Liga de Amigos do Hospital e da Administração do HVS no sentido de "se discutir seriamente o problema" relativo às urgências e "tentar chegar a uma solução" que envolva a comunidade.

Num comunicado à imprensa, os socialistas defendem que a solução que sair dessa reunião seja "apresentada ao Governo, como proposta de Estarreja".

"Caso não seja encontrada uma solução que possa envolver o Governo e a Câmara, corremos o risco de ver fechado o serviço de urgência, o que pode implicar o seu encerramento a breve prazo", adverte o partido.

Como base para a discussão, os socialistas indicam a proposta que já apresentaram em 29 de Maio de 2007, aceitando discuti-la de forma a ser possível chegar a uma "proposta abrangente, com o contributo de todos".

Na proposta avançada no final de Maio, o PS dizia ser "a favor da negociação", admitindo o fecho do serviço entre as 24h00 horas e as oito da manhã, "desde que haja contrapartidas". Isto porque a realidade mostra que nesse período "são atendidas duas ou três pessoas por noite, que mais precisam de uma consulta do que de um verdadeiro atendimento de serviço de urgência".

Telemedicina e cirurgia laparoscópica

"Podemos ceder até aqui, desde que, das oito da manhã às 24h00 tenhamos um verdadeiro serviço de urgência, com dois médicos, dois enfermeiros e possibilidades de realizar exames auxiliares de diagnóstico em permanência. Ao mesmo tempo devemos lutar pela instalação de serviços de telemedicina, o que evitaria muitas transferências para outros hospitais, nomeadamente para o de Aveiro", salientava a proposta do PS.

A nota enviada às redacções acrescentava, ainda, a exigência de investimento na cirurgia laparoscópica, o investimento nas Consultas Externas, como a ginecologia, a pediatria, a fisioterapia, entre outras, e o reforço das especialidades actuais.

A proposta do PS consagra também a aposta nas Consultas de Alta Resolução, "onde as pessoas, numa manhã só, vêm à primeira consulta, de seguida fazem os exames necessários e são atendidos novamente pelo médico já com o resultado dos exames, de forma a deixarem o hospital com a cirurgia marcada, caso seja esse o caso".

ed. 798, 07 de Junho de 2007

















Etiquetas: ,


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?