<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 14, 2007

Notícia do Diário de Notícias

Na recta final do seu mandato, Aranda da Silva surge em grande forma e com um discurso absolutamente demolidor:






Alegações finais de Aranda da Silva (BASTONÁRIO DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS): "Muita coisa no acordo não está no papel"





Mais de um ano depois, o acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Farmácias [ANF] está na maioria por cumprir. Isso é bom ou mau?

Deve fazer essa pergunta ao dr. João Cordeiro [presidente da ANF]. Eu não fui ouvido. Como foi feito sem garantias, o Governo está a avançar apenas com as medidas prejudiciais para as farmácias.

Acredita que alguma vez será todo cumprido?

Tenho muitas dúvidas. O Governo, e em especial o ministro da Saúde, é autista em relação aos estudos com consistência técnica e minado por preconceitos ideológicos.

Alguma vez imaginou que seria o último bastonário dos Farmacêuticos enquanto proprietários únicos?

Foi uma grande surpresa. Não conhecia essa posição ao PS, que sempre defendeu que a liberalização não era solução. E não constava do programa de Governo. A medida lança a suspeita de ser uma cedência a interesses que mais cedo ou mais tarde vão ser conhecidos.

Quer concretizar?

A saúde é um grande negócio. Vamos assistir à entrega a grupos económicos que nada têm a ver com a saúde, que vêem o sector como actividade comercial, desligando-o da sua essência e tendo como objectivo o lucro. É conhecida desde 2004 a posição dos grossistas exigindo ao Governo a liberalização...

A ANF é a face do sector, e a Ordem dos Farmacêuticos (OF) ficou na sua sombra?

Há um movimento do Governo de limitar o papel das ordens. O neoliberalismo é a corrente ideológica dominante. É preocupante que hoje não seja a Organização Mundial da Saúde a determinar as políticas, mas a OCDE, uma organização de carácter económico e de mercado. Estamos a assistir a uma desregulamentação da farmácia e também do farmacêutico e de outras profissões. Enviámos propostas sem qualquer tipo de acolhimento, com o argumento de que não era prioritário.

Porque é que acha que a OF ficou de fora?

O Governo sabe a nossa posição e sabe que não a negociamos. A OF não ia ceder, tem interesses muito diferente dos da ANF, que só representa os proprietários. E foi marginalizada.

Está a dizer que João Cordeiro negociou o que não devia ser negociado...

O acordo andou a ser negociado durante meses. Deve haver muita coisa no acordo que não consta do papel mas que mais cedo ou mais tarde se vai saber.

Em fim de mandato, arrependeu-se de alguma coisa? Sentiu-se isolado, mesmo em relação à ANF?

Sim, senti que a ANF devia ter falado com a OF e não o fez. Em termos políticos, há também um grande isolamento das nossas posições. É muito difícil ter feito diferente. Havia consenso de todos os partidos, menos do PCP. Há nitidamente uma influência económica na definição das políticas. Cada vez mais o poder económico está perto do poder político. O poder político está capturado por interesses económicos.

No confronto Correia de Campos-João Cordeiro, quem saiu perdedor?

Os dois. Os farmacêuticos. Principalmente os doentes.

Etiquetas: ,


follow me on Twitter
Comments:
A fábula do José Matos (do Terra Nostra) é linda e fácil de perceber (tão fácil que até o José “adeus-ó-vai-te embora” Cláudio a percebeu). Só que como o Matos não é o La fontaine, a narrativa está mal montada.
Falta lá dizer que as galinhas, no caso, eram da Câmara. Falta dizer também que se desconfia que o cão, das duas uma: ou ajudou a comer as galinhas ou foi fazendo que estava a dormir. Falta também dizer que o cão é muito manhoso.
Um outro bicho, chegado ao dito cão, disse-me que isto não está para brincadeiras. E li num jornal que já anda um “Poirot” em campo.
Já que o Matos introduziu o tema “galinhas”, pode ser que brevemente haja frango no churrasco.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?