<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 14, 2007

Em Portugal a moralidade funciona por modas. E agora o que está a dar é perdoar Scolari, dizer que o homem teve um momento de descontrolo tal como qualquer outro ser humano o poderia ter tido, e que até perdeu a cabeça por tentar defender um dos seus jogadores.
Ora, tudo isto estaria muito certo (e eu até fui um dos que aplaudiram Zidane depois da cabeçada no peito do Materazzi) se de facto o problema fosse apenas o soco.
A questão é que o soco foi o menor dos problemas. Aliás, até é pena que não tenha sido bem assente, pois assim ficou a fama sem o proveito (e o Dragutinovic estava a pedi-las).
O grande problema que se coloca é o facto de Scolari, depois de uma péssima prestação profissional da sua parte (empatar com o Kuwait é displicência, empatar com o Kuwait e a Arménia é displicência e cansaço, empatar com Kuwait, Arménia e Polónia é displicência, cansaço e azar, mas empatar com Kuwait, Arménia, Polónia e Sérvia já não é só displicência, cansaço e azar, mas também incompetência), teve uma atitude irreflectida, à qual reagiu arrogantemente e sem sequer admitir a própria existência dos seus actos (nem na flash interview, nem na conferência de imprensa quase uma hora após o fim do jogo), mesmo quando estes haviam sido transmitidos pela TV para todo o mundo.
Ou seja, mais que o acto de descontrolo, o problema é a lata de quem, depois de falhar no exercício das suas funções profissionais, reage com desprezo perante aqueles a quem deve responder. O que Scolari fez é de um descaramento ímpar e é também um preocupante atestado de superioridade moral passado a todo o povo português,
A desculpa do dia seguinte é uma atenuante e até já funcionou como castigo parcial. É por isso que neste momento já não faz sentido o despedimento imediato. Mas este caso deve ficar registado, para que todos o recordemos na hora de (não) renovar o contrato de LFP. É que quem não se dá ao respeito dificilmente pode vir a ser respeitado. E, nesta como noutras situações, a virgindade só se perde uma vez.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?