<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 26, 2007

Paz, pão, povo, liberdade...

Escrevo a esta hora propositadamente para não ser influenciado pela decisão de Manuela Ferreira Leite.
As eleições do PSD atingiram um nível irrecuperável de falta de decência:
- Se se realizarem mesmo as eleições (com as exclusões anunciadas) e, como se prevê, Mendes ganhar, este nunca deixará de viver com o peso de ter conseguido uma vitória na secretaria. Para quem pediu eleições para clarificar e consolidar a liderança, é o pior cenário possível, pois não só nada se clarifica ou consolida, como acontece precisamente o contrário;
- Se se realizarem eleições com todos os votantes e Menezes ganhar (o que parece provável neste cenário), ficará sempre o estigma de ter comprado os votos. LFM nunca terá credibilidade, muito menos com esta mancha curricular;
- Se se realizarem eleições com todos os votantes e Mendes ganhar, ficará sempre a dúvida sobre os assustados do processo: nas actuais condições os militantes da lista negra terão coragem de votar?
- Se se realizarem eleições com todos os votantes, tenham ou não as quotas em dia, o PSD dará uma imagem de completo caos e de um partido que não se consegue organizar a si próprio e muito menos ao país. Neste cenário, qualquer dos vencedores será alvo da chacota parlamentar dos restantes partidos.

A única solução para esta salgalhada é um entendimento à força de ambas as partes, que deste modo salvarão a face de males maiores. No entanto, Mendes sabe que perde se existirem votos dos menos habituais e Menezes sabe que sem esses votos não ganha. Ou seja, o entendimento é impossível.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?