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quinta-feira, dezembro 06, 2007

Existe em Portugal uma empresa que há dois anos consecutivos apresenta resultados líquidos superiores a mil milhões de euros, embora preste um serviço arcaico e cristalizado na falta de qualidade. Falo, obviamente, da EDP, a mesma empresa que deixa o centro de Santa Maria da Feira (onde moro) dezenas de vezes sem electricidade por períodos de duração imprevisível, para já não falar da vergonha que se passa em localidades menos urbanas: em 2006, em Salreu, no concelho de Estarreja, uma certa e determinada farmácia chegou a estar sem electricidade durante um fim de semana inteiro de serviço.
Ou seja, o serviço da EDP é uma vergonha. E se existisse concorrência certamente que as coisas seriam diferentes. E embora a empresa liberte milhares de milhões de euros anualmente, os seus responsáveis preferem divertir-se em operações financeiras a aplicar esses recursos na prestação de um serviço com o mínimo de qualidade.
Ora, vem este tema a propósito da notícia do dia: através da ERSE soube-se que a EDP quer fazer os clientes pagarem 91 cêntimos por mês durante 20 anos por um novo contador de electricidade, que será sempre propriedade da EDP e permitirá a esta empresa optimizar o processo de cobrança e poupar recursos financeiros e humanos neste serviço. Ou seja, a troco de rigorosamente nenhum benefício, pretende-se obrigar os consumidores a ajudar a empresa que lhes presta um mau serviço a ter ainda mais lucros e a poder despedir trabalhadores que se tornarão desnecessários.
Pior que o lado ultrajante e absurdo desta proposta é o facto de, por um lado, haver quem tenha a coragem de a apresentar publicamente e por outro lado, este frete à EDP ter sido feito pela entidade que supostamente deveria regular o sector (a ERSE) e evitar abusos de quem está sozinho no mercado.
Para terminar: segundo a TSF, com esta medida a EDP pouparia 1,2 milhões de euros. Como termo de comparação, veja-se que em 2006 esta empresa teve um resultado líquido de 2500 milhões de euros...

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