<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 28, 2007

No DN:

33 SAP já foram encerrados


DIANA MENDES
Os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Alijó, Murça e Vila Pouca de Aguiar, em Viana do Castelo, juntaram-se hoje a uma já longa lista de encerramentos. Desde 2006, foram fechados 33 serviços de atendimento nocturno em centros de saúde, a que vão juntar-se mais dois a 2 de Janeiro. Dados das cinco ARS apontam ainda para, em breve, o fecho de mais 23 destes serviços.

A política de encerramentos, que engloba ainda blocos de partos e urgências hospitalares, tem provocado um intenso descontentamento na população e autarquias. A própria Ordem dos Médicos não vê vantagens na cessação destes serviços, lamentando o facto de as decisões terem sido tomadas com base em critérios unicamente economicistas.

Correia de Campos anunciou em Março o fecho de 16 maternidades por falta de condições de segurança e número reduzido de partos, entre outros motivos. Até agora fecharam dez, a contar com o de Chaves. Ficam a faltar os blocos de Cascais, Vila Franca de Xira, Torres Vedras, Guarda, Covilhã e Castelo Branco.

O Ministério e os responsáveis das várias ARS têm frisado, porém, que não tem havido encerramentos sem serem criadas alternativas, sejam elas a proximidade de hospitais, o alargamento do horário dos centros de saúde ou a criação de rede de urgências básicas, essas com meios técnicos para responder a situações mais graves.

António Branco, o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo lembra que os SAP "floresceram nos anos 80 de forma não qualificada e constituíram um perigo para a saúde. Vieram substituir serviços de urgência quando não são urgências".

Os encerramentos de SAP, 56 previstos num total de 79, afectam sobretudo a região Centro, com 49. Até agora, foi a região mais afectada (16). Fonte da ARS Centro afirmou que "os encerramentos são anunciados à medida que são criadas alternativas". No entanto, José Carlos Almeida, coordenador da sub-região de saúde de Viseu, confirmou ao DN o encerramento de mais dez SAP nocturnos, a contar com os de Janeiro.

Pimenta Marinho, da ARS Norte, crê que todas as mudanças estarão concluídas "até ao fim do primeiro trimestre de 2008". Para já, encerraram nove SAP, mas o processo vai envolver outros nove. No Alentejo, fechou o de Beja e prevê-se o fecho de mais um. No Algarve fecharam seis, embora cinco tenham sido substituídas por urgências básicas. Em Lisboa, a reestruturação começou nos anos 90, diz António Branco. Agora fecharam três, a que se seguirão cinco.

Dos 15 serviços de urgência com fim anunciado ainda só fecharam quatro, nomeadamente o de Anadia. Fundão e Estarreja são os próximos, mas não há calendário definido. As transições têm sido negociadas com os municípios, nomeadamente a colocação de mais meios de emergência (ambulâncias e helicópteros), o reforço dos cuidados de saúde primários e continuados.

Etiquetas: ,


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?