<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Outro dos temas que têm estado entalados na garganta deste blogger é a questão-Kaká.
Kaká é de facto um jogador perfeito: faz passes irrepreensíveis e a grande distância, tem uma excelente visão de jogo, remata forte e colocado e praticamente não comete um erro técnico. Se fosse possível avaliar individualmente cada um dos movimentos técnicos de Kaká, seguramente que a nota seria máxima em quase todos. Acresce ainda referir que Kaká é influente, marca golos e resolve jogos.
Em termos técnicos (exceptuando o jogo aéreo), é impossível algum jogador ser mais ensinado do que Kaká. Ou seja, Kaká sabe quase tudo o que é ensinável em futebol.
No entanto, a questão que se deve colocar é outra: isto chega para ser o melhor jogador do mundo? Na minha opinião, não.
Para mim, os grandes jogadores são aqueles que conseguem sacar um coelho da cartola a cada momento, inventar fintas e movimentos inesperados, surpreender o público com acções inimagináveis. Quando a bola chega aos pés de jogadores como Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho (e notem que estou a escrever este texto depois do Barcelona-Real Madrid de domingo...), Messi, Ibrahimovic ou até de Luís Figo, Ricardo Quaresma ou Thierry Henry todos sabemos que vai acontecer alguma coisa: só não sabemos é o quê. Era assim que jogavam Maradona, Pelé, Eusébio, Cruijf e Zidane. E é assim que jogam os melhores jogadores do mundo.
Kaká levou o Milão a ganhar uma Liga dos Campeões e um Campeonato Mundial de Clubes? Parabéns à prima. Daqui a 10 anos ninguém se lembra de como é que ele jogava.
Para os mais desatentos, cá ficam dois dos milhares de vídeos sobre o tema:


Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments:
Caro amigo, gostei que tivesse aprofundado este tema. A vida não poder ser só politica não é? Tambem temos que perder algum tempo com estes assuntos mundanos inacessiveis a nós comuns mortais.

A questão fulcral será saber qual o principio porque se rege a atribuição do prémio da FIFA?

Se for pelo jogador mais habilidoso durante o ano e aquele que levanta as bancadas, então o nosso Ronaldo é de longe o jogador mais habilidoso do mundo, não esquecendo outros como Ibrahimovic, Robinho, etc.

Se o prémio for para o jogador que carregue a equipa às costas e apareça nos momentos decisivos a fazer a diferença, então desaparecem os Robinhos e até mesmo o nosso Cristianinho é ultrapassado pela excelência de Kaká e pela facilidade que ele tem de resolver uma partida decisiva e não um qualquer jogo da 24ª jornada da Premier League.

Discordo quando o amigo refere que daqui a 10 anos só vão ser lembrados os jogadores que levantavam estádios.
Na minha opinião, vão ser lembrados aqueles que chegavam à hora H e assumiam as rédeas, aqueles que juntaram o virtuosismo técnico à conquista de titulos.

É por isso que em 2007 o prémio ficou bem entregue a Kaká e o mais provavel é que o Ronaldo o ganhe em 2008 se continuar assim e lhe juntar liga inglesa, champions e europeu´08.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?