<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 29, 2008



Se o que passou pelo meio das pernas do Helton tivesse antes cruzado os joelhos de Rui Patrício (ou, pior ainda, de Ricardo), haveria agora um guarda-redes verde a ser frito em azeite enquanto os doutos comentadores desportivos da nação perorariam sobre a "teimosia de Paulo Bento" para com Stojkovic.
Este Sporting-Porto acabou como o anterior: uma das equipas ganhou graças a erros do guarda-redes adversário e à inoperância de avançados alheios. A diferença é que desta vez a vitória do Sporting (2 secos que poderiam ser 3 se o Bosingwa fosse um homem normal e não corresse os 100 metros em menos de 9 segundos - estou a falar do lance do Liedson no fim do jogo) foi considerada "imerecida" e "exagerada" pelas habituais cabeças bem pensantes que regem o modo como devemos interpretar o futebol (ao contrário da vitória do FCP na primeira volta, que "premiou a eficácia"). Houve mesmo quem chegasse a insinuar que o Sporting ganhou graças a um erro do árbitro, que perante dois lances "iguais" decidiu uma vez bem e outra mal, beneficiando o SCP. Ora, mesmo sabendo que felizmente há poucos jesualdos e pedros emanuéis neste mundo, gostaria de desfazer o mito urbano que entretanto se instalou:
- Em primeiro lugar, os lances não são iguais: o golo anulado ao FCP resulta de um lance de bola parada em que Lisandro está (como aliás é habitual nele) estacionado sozinho no meio da área, 1,5 corpos à frente do último defesa do Sporting, pelo menos um minuto antes da bola sair dos pés de quem fez o cruzamento. Ou seja, o fiscal de linha teve tempo para se posicionar, olhar para o Lisandro, dizer-lhe adeus, avisá-lo de que ele estava fora de jogo, insistir com ele mesmo depois dele se recusar a sair de lá, perguntar-lhe pelos filhos, até que por fim teve mesmo que apitar quando a bola entrou. No caso do golo do Sporting, Vukcevic tem apenas uma cabeça fora de jogo e o lance é rápido e de bola corrida. Assinalar fora de jogo neste lance (mesmo que correctamente) seria um grosseiro acto de má fé e mereceria claramente uma referência no processo Apito Dourado. Era humanamente impossível perceber que Vukcevic estava fora de jogo. Aliás, se o penteado de Vukcevic fosse igual ao de Raul Meireles, duvido que mesmo as câmaras de televisão conseguissem identificar a ilegalidade;
- Em segundo lugar, uma pequena questão de matemática: o Sporting marcou dois e o Porto zero. Dois menos um dá um, que continua a ser mais que zero.

Etiquetas: ,


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?