<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 09, 2008

Aqui fica a proposta do PS de Estarreja sobre o TGV:

PROPOSTA

1º Considerando que todo o país discute e toma posição sobre o traçado do TGV, excepto Estarreja;

2º Considerando que a linha do TGV vai passar a nascente do concelho ocupando uma grande faixa do seu território;

3º Considerando que está prevista a construção de uma futura estação no concelho de Albergaria-a-Velha;

4ºConsiderando que a versão final não está completamente decidida e estamos, por isso, em tempo de acautelar os interesses de Estarreja;

5º Considerando que o Presidente da Câmara de Estarreja não tem manifestado qualquer ideia sobre o assunto, nem desenvolvido qualquer diligência no sentido de acautelar os interesses do município;

O Partido Socialista de Estarreja propõe a realização urgente de uma Assembleia Municipal Extraordinária, com o objectivo principal de eleger uma comissão encarregada de avaliar todos os impactos e reflexos que o TGV terá em Estarreja. Este grupo de trabalho deverá ser composta por membros da AM e outros interessados (desde autarcas, a colectividades, construtores civis, entre outros que se revelem pertinentes), para que, todos juntos, possamos ter total consciência do problema e das possíveis soluções que se apresentem.

Mais propõe o PS que a referida comissão seja presidida pela sua líder, Marisa Macedo, uma vez que é sua a autoria da iniciativa e uma vez que o Presidente da Câmara de Estarreja não tem mostrado saber liderar este assunto, nem sequer se lhe conhece opinião sobre o mesmo, ao contrário de presidentes de câmaras vizinhas.

Se o traçado vai afectar todo o nascente do concelho, o PS entende que se deverá lutar para que a futura estação se localize em território de Estarreja. Ou, se tal for manifestamente impossível, que seja garantida a sua construção o mais próximo possível do limite territorial do concelho, para que Estarreja possa daí colher dividendos para o seu desenvolvimento.

Estarreja não pode ser ultrapassada nos seus interesses, nem pode perder novas oportunidades de desenvolvimento, por não ter liderança à altura dos desafios, como se verificou com o IKEA.

.... e também o esclarecimento entretanto tornado público:

Tendo em conta algumas notícias surgidas na sequência da proposta do PS sobre TGV, pretendemos esclarecer o seguinte:

- O cerne da proposta é a realização de uma Assembleia Municipal Extraordinária, com o objectivo de se eleger uma comissão abrangente, para analisar e discutir todos os impactos que a passagem do TGV terá em Estarreja, uma vez que a ausência de informação é total.

- O PS propõe-se assumir a liderança, uma vez que o Presidente da Câmara de Estarreja não está a liderar o assunto, aliás nem sequer se lhe conhece opinião, ao contrário de outros presidentes, que já estão a defender os interesses daqueles que representam, enquanto é tempo. Depois das decisões tomadas, não haverá nada a fazer.

- O PS não quer "mais uma" estação de TGV. O PS pretende assegurar que "a" estação prevista para Aveiro se localize ou no território do concelho, ou nos limites do seu território, uma vez que esta situação não está completamente definida.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?