<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 07, 2009

"A ANF aproveita a oportunidade para confirmar que, desde que a iniciativa arrancou, os doentes portugueses já pouparam 101 milhares de euros e o Serviço Nacional de Saúde 86 milhares de euros, totalizando a poupança 187 milhares de euros em apenas 5 dias"
(comunicado da ANF)
"O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou, esta terça-feira, que a troca de medicamentos prescritos pelo médicos por genéricos é uma «guerra económica» que envolve o monopólio das farmácias, os fabricantes dos medicamentos e o Governo."
(IOL Diário)

A primeira nota verdadeiramente original a registar neste debate é a opção da ANF pela palavra "milhares" em detrimento de "mil" - se dissermos a frase muito depressa ou se lermos a notícia na diagonal, facilmente o número ganhará mais 3 zeros e estaremos já a discutir milhões :)
Depois de uma reacção inicial um pouco trapalhona, Pedro Nunes afinou o diapasão e centrou a discussão no ponto que mais interessa à OM (e, paradoxalmente, também à própria ANF): esta é de facto, tão só e apenas, uma guerra económica (claro que há também aqui um problemazito de soberania perante um caso de desobediência civil a uma lei da nação, mas isso agora não interessa nada).
Não gosto de medicamentos genéricos. Acho-os muito mais uma operação comercial do que ciência e, como tal, considero que a respectiva utilização é uma questão meramente administrativa e, como tal, menor e essencialmente dependente dos humores dos legisladores e administradores de serviços de saúde.
De facto, em termos técnicos todos sabemos que a bioequivalência entre dois medicamentos é determinada com base em dois parâmetros farmacocinéticos: a área sob a curva concentração-tempo (AUC) e a concentração plasmática máxima. Considera-se que existe bioequivalência quando o intervalo de confiança a 90% da razão entre o genérico e o medicamento de referência para a AUC e para a Cmax estão dentro de um intervalo 80 a 125%. Este critério é usado praticamente em todo o mundo e não há verdadeiramente quem o conteste sob o ponto de vista técnico.
Aliás, este limite de 80 a 125% é o mesmo a que o fabricante da molécula original deve obedecer, por comparação com o medicamento usado nos ensaios clínicos. Ou seja, na prática mesmo os medicamentos originais são na realidade "genéricos" dos que foram utilizados em ensaios clínicos.
Em Portugal e no resto do mundo a forma como circulam os genéricos é uma autêntica bandalheira: há princípios activos para os quais existem mais de 150 apresentações diferentes, há marcas de genéricos que subcontratam o fabrico a várias fábricas diferentes (em Portugal e no estrangeiro), há genéricos feitos na mesma fábrica que medicamentos de marca e comercializados pelas mesmas empresas que fabricam os originais (e que desse modo concorrem contra si próprias), há genéricos feitos sabe-se lá como na Índia, etc.
Hoje em dia a típica empresa de genéricos consiste num escritório, com um computador em cima da mesa, onde um indivíduo de meia idade, óculos e cabelo grisalho faz meia dúzia de telefonemas a pedir orçamentos a diferentes fábricas para produzir as AIMs que adquiriu a alguém. Os medicamentos são fabricados por quem der o melhor preço e depois são os delegados de propaganda médica quem no terreno trava as batalhas pela prescrição. E é aqui que está o busílis da questão: como as margens são bastante grandes, entra-se numa luta pelo controlo do ponto de decisão entre as diferentes marcas - com a interessante nuance de que os bónus dados aos farmacêuticos são bastante mais caros que os oferecidos aos médicos... :)
E desta forma se compreendem todas as posições tornadas públicas recentemente: a ANF procura verticalizar o sector antes de lançar a sua linha de genéricos; a OM tenta segurar o que pode; o governo em ano de eleições e de crise não pode nem chatear os médicos, nem pôr os utentes a pagar mais; a indústria não gosta de perder o controlo da situação.
Da minha parte estou-me nas tintas: estamos no ano de dois milhares e nove e já deveríamos ter maturidade suficiente para reduzir isto tudo ao essencial - prescrição por DCI, tal como nos hospitais e na maioria dos países civilizados. Não é decente a existência de barreiras administrativas ao consumo de medicamentos mais baratos!

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?