<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 18, 2007

Uma empresa de investimentos propõe-se explorar farmácias, mediante um contrato de arrendamento com os proprietários das empresas, a quem promete «o pagamento mensal da renda acordada», segundo uma carta a que a Lusa teve acesso.

A Ordem dos Farmacêuticos já questionou a «legalidade» da proposta empresarial e lembra que este é um exemplo dos riscos para os quais alertou, na sequência da entrada em vigor do novo regime jurídico de funcionamento das farmácias, que prevê a liberalização da propriedade e a proibição de qualquer proprietário deter mais do que quatro farmácias.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) respondeu, por seu lado, que a legislação em vigor «permite que uma farmácia seja explorada por pessoa diferente do proprietário, mediante o pagamento de uma renda, desde que assegurada a direcção técnica nos termos dela previstos».

«Existem ainda outras condições: a mesma entidade não ser detentora, a qualquer título, de mais de quatro farmácias, não existirem as incompatibilidades previstas na lei, e a farmácia estar aberta ao público, na sequência de concurso público, há mais de cinco anos, salvo motivo justificado», acrescenta o Infarmed, em nota enviada à Lusa.

Na carta da empresa Treliça Investimentos é declarada a pretensão de identificar proprietários de farmácias que «tenham interesse em arrendar os seus estabelecimentos de modo a que os mesmos venham a ser explorados» pela empresa.

«Ao dispormos de uma equipa altamente qualificada e com provas dadas nas áreas de consultoria, gestão de empresas e farmácia, pretendemos potenciar o negócio das farmácias em que viermos a apostar», refere a missiva enviada enviada aos farmacêuticos.

O mesmo texto refere que os actuais proprietários «passarão a usufruir de uma renda mensal interessante durante toda a vigência do acordo» que possa vir a ser celebrado, «desvinculando-se ao mesmo tempo de toda a gestão do dia-a-dia da farmácia»

«O presente modelo de negócio pode ser bastante interessante para ambas as partes», lê-se ainda no documento.

Instada pela Lusa a comentar a situação inédita de uma empresa se propor gerir farmácias, fonte da Associação Nacional de Farmácias referiu que «talvez o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento) e o Ministério da Saúde tenham alguma coisa a dizer sobre o assunto, já que foram eles que proporcionaram este tipo de situações».

Pela parte da OF, a bastonária Irene Silveira, mencionou a «duvidosa legalidade desta iniciativa».

Esta proposta empresarial «confirma todos os alertas de riscos que a OF vem sublinhando, desde o início da discussão pública em torno do novo regime jurídico para as farmácias», lê-se numa nota enviada à agência Lusa.

Para aquela instituição «sempre foi claro que o resultado (do regime jurídico) seria nefasto e que situações deste género representam a 'ponta do iceberg' de um futuro em que ocorrerá a captura do interesse público no acesso a medicamentos por grupos económicos».

«O acesso dos cidadãos a medicamentos ficará à mercê dos interesses económicos, que passarão a determinar que medicamentos, com que preço e em que condições os cidadãos poderão aceder-lhes», lê-se ainda no documento.

A Ordem dos Farmacêuticos acrescenta ainda que o Infarmed, a Autoridade da Concorrência e o próprio Ministério da Saúde terão de apurar a legalidade desta proposta.

O Ministério da Saúde escusou-se a fazer qualquer tipo de comentário.

A empresa Treliça Investimentos remeteu para sábado quaisquer pormenores sobre a sua actividade nomeadamente o número de respostas de proprietários que já obteve.

Etiquetas: , ,


follow me on Twitter
Comments:
E o comentário do Vladimiro é...
 
EPOCA DE MONOPOLIOS E CONCENTRAÇOES

gostava de ser elucidado sobre esta onda de compra de farmacias com a aliance por tras, onde de seguida aparece um circuito de medicamentos dos outros armazenistas para estas farmacias, que sao de imediato devolvidos a aliance...
em lisboa o grupo de farmacias ja e tal que a aliance tem um motorista so a fazer este serviço de recolha de medicamentos...
onde vamos parar?
o que ganha a aliance com isto?
no barreiro ja sao 2 e parece que mais 2 vao ser vendidas para o grupo...
um abraço
vasco
 
Hélas! São as vicissitudes de uma Lei-bebé... O importante é que as crises da adolescência não venham a ser demasiado severas!
 
mais uma farmacia nada pequenita que caiu nos tentaculos do poder...
pinto leal de massama...
bom ano novo
vasco
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?